Celebração da Reforma Luterana com Papa Francisco

Tive a satisfação de assistir pela internet, no link disponibilizado no Portal Luteranos, uma emocionante Celebração Ecumênica pelos 499 anos da Reforma Luterana na Catedral Luterana em Lund na Suécia. Esta celebração é um marco histórico, pois teve a presença do Papa Francisco. 
As palavras proferidas pelo pontífice romano foram inspiradoras e motivadoras. Fiz questão de destacar alguns trechos importantes que o Papa Francisco ressaltou para Luteranos e Católicos nesses 499 anos da Reforma Luterana:

Mensagem do Papa Francisco na Celebração da Reforma Luterana

“[...] Neste encontro de oração, aqui em Lund, queremos manifestar o nosso desejo comum de permanecer unidos a Ele para termos vida. Pedimos-Lhe: «Senhor, com a vossa graça ajudai-nos a estar mais unidos a Vós para darmos, juntos, um testemunho mais eficaz de fé, esperança e caridade».[...]”

“[...] Nós, católicos e luteranos, começamos a caminhar juntos pela senda da reconciliação. Agora, no contexto da comemoração comum da Reforma de 1517, temos uma nova oportunidade para acolher um percurso comum, que se foi configurando ao longo dos últimos cinquenta anos no diálogo ecumênico entre a Federação Luterana Mundial e a Igreja Católica. [...]”

“ [...] Temos a possibilidade de reparar um momento crucial da nossa história, superando controvérsias e mal-entendidos que impediram frequentemente de nos compreendermos uns aos outros. [...]”

“[...] Com este novo olhar ao passado, não pretendemos fazer uma correção inviável do que aconteceu, mas «contar essa história de maneira diferente» [...]”
  
“[...] Sem dúvida, a separação foi uma fonte imensa de sofrimentos e incompreensões; mas ao mesmo tempo levou-nos a tomar consciência sinceramente de que, sem Ele, nada podemos fazer, dando-nos a possibilidade de compreender melhor alguns aspectos da nossa fé. [...]”

“Com gratidão, reconhecemos que a Reforma contribuiu para dar maior centralidade à Sagrada Escritura na vida da Igreja. [...]”
 
“[...] A experiência espiritual de Martinho Lutero interpela-nos lembrando-nos que nada podemos fazer sem Deus. «Como posso ter um Deus misericordioso?» Esta é a pergunta que constantemente atormentava Lutero. Na verdade, a questão da justa relação com Deus é a questão decisiva da vida. Como é sabido, Lutero descobriu este Deus misericordioso na Boa Nova de Jesus Cristo encarnado, morto e ressuscitado. Com o conceito «só por graça divina», recorda-nos que Deus tem sempre a iniciativa e que precede qualquer resposta humana inclusive no momento em que procura suscitar tal resposta. Assim, a doutrina da justificação exprime a essência da existência humana diante de Deus.”

“Nós, luteranos e católicos, rezamos juntos nesta Catedral e estamos conscientes de que, sem Deus, nada podemos fazer; pedimos o seu auxílio para sermos membros vivos unidos a Ele, sempre carecidos da sua graça para podermos levar, juntos, a sua Palavra ao mundo, que tem necessidade da sua ternura e misericórdia.”

Assim, queremos louvar ao Senhor nosso Deus por nos conceder a graça da Reforma e Melhorando da cristandade. Que Deus continue suscitando homens e mulheres tal como fez com Martim Lutero e com tantos outros reformadores e reformadoras antes e depois dele.

Celebramos esses 499 anos da Reforma Luterana com imensa alegria e muito louvor a Deus.



Pastor Marcelo Peter
Alta Floresta-RO
Sínodo da Amazônia-IECLB


CELEBRAÇÃO PELA REFORMA LUTERANA NA CATEDRAL DE LUND

EVENTO PÚBLICO REALIZADO NO MALMÖ ARENA
Discurso do Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a postagem: